sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um olhar para o futuro

           A ADEFU, Associação dos deficientes físicos de Uberaba, vem realizando grandes trabalhos na tentativa de incluir cada vez mais essas pessoas no mercado de trabalho. A associação fez grandes parcerias com entidades públicas e privadas para garantir que esses deficientes possam usufruir de oficinas de trabalho, fisioterapia, atendimento psicológico, médicos, professores e outras coisas a mais.
           Com tantas conquistas, a associação quer mais. O alvo agora é conseguir incluir esses deficientes físicos no mercado de trabalho, porém, para isto, terão de “quebrar” uma grande barreira que se chama preconceito e que, como todos sabem, ainda é predominante na sociedade atual.
            O mercado de trabalho já está difícil, e para os deficientes se torna ainda mais. Segundo a diretora administrativa da ADEFU , Janaína Pessato Jerônimo, aponta dois grandes fatores como sendo responsáveis por esta falta de espaço no mercado para os deficientes físicos: o preconceito e a falta de qualificação, porém ainda acredita em uma reviravolta.
            A Associação tem vários projetos para incluir os deficientes físicos no mercado de trabalho mas, para isso , contam com o apoio de empresários, para abrir espaço em suas empresas, para que esses portadores de deficiências físicas possam adquirir experiência e mostrar do que realmente são capazes. A associação é um exemplo de solidariedade e respeito.
             A prática do esporte é também um ponto bastante trabalhado na entidade. Muitos  associados praticam basquete, natação, arremesso de peso, tênis de mesa e halterofilismo. Gilmar Ribeiro é um destes praticantes. Ele fala de como o esporte foi importante em sua vida depois que descobriu que estava paraplégico, encontrou no esporte uma motivação a continuar a viver e a Ter esperanças de que um dia poderá voltar a andar.
             São pessoas como esta que a associação se compromete em ajudar e é preciso que mais pessoas se conscientizem de que os deficientes físicos são tão capazes como qualquer outra pessoa, basta dar a eles uma chance, a chance de se fazerem notar. É por isso que a ADEFU em parceria com outras empresas tem criado projetos e meios de fazer com que esses deficientes sejam percebidos e “absorvidos” pelo mercado de trabalho. Uma luta assim não pode parar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário