domingo, 21 de novembro de 2010

A Revolução chamada DOSVOX


Quando se fala em DOSVOX, o programa que oferece aos deficientes visuais uma maior praticidade na utilização do computador, logo se pensa em alguma tecnologia de norte-americana ou européia sendo que na verdade o sistema de computadores na linha PC para atender aos deficientes visuais foi desenvolvido através de um projeto do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
 O programa funciona através da síntese de voz em português, isto é, o programa lê os textos para o usuário, sendo a síntese dos textos pode ser configurada em outros idiomas. Além de editar, ler e formatar textos e formatar em Braille.
As escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro utilizam o programa para a alfabetização de crianças com deficiência visual alcançando grande êxito  Entretanto suas aplicações não se resumem apenas no âmbito escolar, o programa é utilizado como, caderno de telefones, agenda, calculadora, preenchimento de cheques, além da diversão com jogos.Para os deficientes com perda de visão reduzida o programa serve como ampliador de tela.
A comunicação entre o computador e o usuário é realizada de maneira simples comparada a outros sistemas evitando assim o estresse para o deficiente, além disso, o programa atende as necessidades de cada usuário, estabelecendo uma conversa amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas facilitando o acesso dos deficientes visuais.
  
Histórico
O programa vem sendo desenvolvido desde 1993, quando na UFRJ existia apenas 7 alunos cegos , entre eles estava Marcelo Pimentel que no 2º período do Curso de Informática tinha que se inscrever na disciplina

Nenhum comentário:

Postar um comentário